Professores e professoras, como vocês estão enfrentando este período de isolamento físico?
São tantos desafios! Adaptar as aulas presenciais para o modelo remoto, oferecer apoio aos estudantes, alterar a rotina da própria vida conciliando o home office, as tarefas domésticas e o cuidado com a família. Ufa!! Como lidar com tanta pressão?
Bom! Não há uma fórmula pronta, mas com certeza, é possível priorizar algumas ações.
- Procure organizar uma rotina que intercale momentos de trabalho e estudos com atividades que tragam prazer como: ler um livro, assistir uma série ou tocar um instrumentos.
- Tente incluir a prática de relaxamento ou meditação. Essas práticas ajudam na vivência de momentos difíceis, costumam trazer mais equilíbrio mental.
- Crie momentos exclusivos para você. Um banho preparado com carinho, um cantinho na casa com flores e incenso para “chamar de seu”, um chá delicioso acompanhado de um escalda pés quentinho. Ou seja, algo que te tranquilize e faça com que você se sinta acolhido e amado.
- Lembre-se que antes de cuidar das pessoas, você precisa estar bem primeiro. As vezes, ficamos tão envolvidos em cuidar dos outros que acabamos deixando a principal fonte de amor de lado, nós mesmos.
De qualquer maneira, em situações desafiadoras, o melhor é conversar, partilhar experiências, sucessos e dificuldades. Você não está sozinho nesta trajetória!
